domingo, 12 de setembro de 2010

Análise de Vieses

Análise de vieses

O que os alunos fazem

Analisam fontes de informação à caça de vieses, e usam a análise resultante para articular determinado ponto de vista e demonstrar as conseqüências do mesmo.

Finalidades instrucionais

Ensinar a estrutura e variações de diversas formas de expressão como editoriais, charges políticas, aspectos ideológicos na propaganda etc. Ensinar uma abordagem geral, analisar mensagens e desenvolver um ponto de vista num dos modos de expressão já citados.


Habilidades de pensamento crítico:

  • Os alunos irão distinguir argumentos válidos de argumentos falaciosos em interpretações históricas.
  • Os alunos irão identificar vieses e preconceitos em interpretações históricas.
  • Os alunos coletam, avaliam e empregam informações de fontes primárias e secundárias, e aplicam-nas em apresentações escritas e orais.

Exemplos

Gabaritos

Aplicação

Pode ser aplicado para qualquer forma de expressão de leitura fácil e rápida, e para a qual existam pelo menos uma meia dúzia de exemplos acessíveis na web. Pode ser aplicado não só às formas escritas e orais (editoriais, anúncios de propaganda ou cartas para o editor), mas também às formas visuais (charges políticas e editoriais e pôsteres de propaganda).

Limitações

Não deve ser usado com formas de expressão que tomariam muito tempo (ex: romances), ou com formas literárias. É preciso tomar cuidado para não confundir esse padrão de WebQuest com o planejamento de debate, a análise de gênero literário, ou o planejamento dos personagens, embora exista alguma sobreposição com o planejamento persuasivo.

Variações

Se não houver tempo para desenvolver toda a Tarefa, oriente os alunos para fazer uma ou duas partes da mesma. Isto é, parar na fase de análise e encerrar com uma discussão da classe sobre múltiplos pontos de vista, reconhecendo vieses, credibilidade das fontes, técnicas persuasivas, e/ou estratégias usadas para cativar os leitores. Ou começar com os componentes de editoriais, charges políticas e/ou anúncios de propaganda, e usar isso como o ponto de partida para que desenvolvimento de seus próprios pontos de vista nas formas de um editorial, uma charge política e/ou um pôster de propaganda.

(Nota: dependendo da extensão da investigação, o foco pode ser limitado a uma das formas acima em termos do produto final).

Padrão de Planejamento sintetizado por Roxanne Pompilio

Tradução: Jarbas Novelino Barato & Tais Cardoso Barato, 2006