quinta-feira, 12 de julho de 2007

História alternativa

O que os alunos fazem

Exploram hipóteses sobre realidades ficcionais nas quais os eventos históricos são diferentes dos nossos. Exploram a cadeia de causa e efeito que essa diferença criaria.

Finalidades instrucionais

Desenvolver compreensão de eventos históricos; e prever como os eventos seriam transformados.

Exemplos

Gabaritos

Aplicação

Esse tipo planejamento é apropriado para situações em que é preciso o aprofundar a compreensão de um período histórico. Extrapolar para o futuro requer um conhecimento das forças presentes na sociedade e uma compreensão de como essas forças interagem com outras.

Limitações

Provavelmente, esse padrão funciona bem com alunos mais velhos e de séries mais avançadas. Aplicá-lo com alunos cuja base de conhecimento é superficial pode simplesmente resultar em propostas sem fundamento (embora os resultados possam ser engraçados).

Variações

Comece com uma descrição de um momento presente que nunca aconteceu (a China foi a primeira a pisar na lua; ou a União Soviética prosperou) e identifique um momento central no passado que teria permitido a existência dessa realidade.

Padrão de Planejamento sintetizado por Bernie Dodge

Tradução: Jarbas Novelino Barato & Tais Cardoso Barato