História alternativa | |
O que os alunos fazemExploram hipóteses sobre realidades ficcionais nas quais os eventos históricos são diferentes dos nossos. Exploram a cadeia de causa e efeito que essa diferença criaria. | |
Finalidades instrucionaisDesenvolver compreensão de eventos históricos; e prever como os eventos seriam transformados. | |
Exemplos | Gabaritos |
AplicaçãoEsse tipo planejamento é apropriado para situações em que é preciso o aprofundar a compreensão de um período histórico. Extrapolar para o futuro requer um conhecimento das forças presentes na sociedade e uma compreensão de como essas forças interagem com outras. | |
LimitaçõesProvavelmente, esse padrão funciona bem com alunos mais velhos e de séries mais avançadas. Aplicá-lo com alunos cuja base de conhecimento é superficial pode simplesmente resultar em propostas sem fundamento (embora os resultados possam ser engraçados). | |
VariaçõesComece com uma descrição de um momento presente que nunca aconteceu (a China foi a primeira a pisar na lua; ou a União Soviética prosperou) e identifique um momento central no passado que teria permitido a existência dessa realidade. | |
Padrão de Planejamento sintetizado por Bernie Dodge Tradução: Jarbas Novelino Barato & Tais Cardoso Barato |